O Conselho de Administração da Kroton, composto de oito membros efetivos, é o seu órgão de deliberação colegiada, responsável pela formulação e implantação das suas políticas e diretrizes gerais de negócios, incluindo suas estratégias de longo prazo. É responsável também pela designação e supervisão da gestão dos diretores da Companhia.

De acordo com a Lei das Sociedades por Ações, o Conselho de Administração é também responsável pela contratação dos auditores independentes. As decisões do Conselho de Administração são tomadas pela maioria dos votos dos membros presentes.Os conselheiros são eleitos em Assembléia Geral Ordinária de acionistas, para um mandato unificado de dois anos, sendo permitida a reeleição, podendo ser destituídos a qualquer momento pelos acionistas da Kroton reunidos em Assembléia Geral Extraordinária. De acordo com as regras do Novo Mercado, no mínimo 20% dos membros do Conselho de Administração devem ser conselheiros independentes, e todos os conselheiros, a partir da assinatura do Contrato de Participação no Novo Mercado, deverão subscrever, previamente à sua investidura no cargo, termo de anuência dos administradores referido no Regulamento Novo Mercado e às regras da Câmara de Arbitragem da B3.

Em conformidade com a Lei das Sociedades por Ações, membros do Conselho de Administração estão proibidos de votar em qualquer assembléia geral, ou ainda de atuar em qualquer transação ou negócio nos quais tenham conflito de interesses com a Companhia.

A Lei das Sociedades por Ações permite a adoção do processo de voto múltiplo mediante requerimento por acionistas. Considerando o capital social atual da Kroton, acionistas detendo 10% do seu capital votante podem requerer a adoção do sistema de voto múltiplo para eleger membros do Conselho de Administração.

Caso não haja solicitação de voto múltiplo, os conselheiros da Kroton serão eleitos pela maioria dos votos dos detentores de ações ordinárias, as quais assegurarão aos acionistas que detenham, individualmente ou em bloco, 15% ou mais das ações ordinárias da Companhia, em votação em separado, o direito de indicar um membro. Adicionalmente, acionistas detendo, em conjunto ou individualmente, no mínimo 10% de suas ações preferenciais podem eleger um membro do conselho de administração em eleição em separado.

Nome Cargo Data de eleição Término do mandato Mandatos
Altamiro Belo Galindo Conselheiro 28/09/2017 28/09/2019 4
Altamiro Belo Galindo é formado em Direito pela Faculdade de Direito de Presidente Prudente – SP e em Administração pela Faculdade de Ciências Contábeis e Administração de Tupã – SP. Pós graduado pela PUC/São Paulo em Direito Tributário. Fundador e vice-reitor da Universidade de Oeste Paulista – UNOESTE, em Presidente Prudente – 1972 a 1989. Fundador e reitor da Universidade de Cuiabá – UNIC, em Cuiabá – MT – 1990 a 2010. Atuou como Presidente do Conselho deliberativo da ANUP – Associação Nacional das Universidades Particulares e como membro do Conselho Fiscal do CRUB – Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras. Foi Diretor-Presidente da União das Escolas Superiores de Cuiabá, da sua fundação em 1989 até março/2010, e Diretor Administrativo da IUNI Educacional S.A., empresa adquirida pela Kroton Educacional S.A..
Bárbara Elisabeth Laffranchi Conselheira 28/09/2017 28/09/2019 2
Barbara Elisabeth Laffranchi tem graduação em educação física pela Faculdade de Educação Física do Norte do Paraná, Brasil e em Administração de empresas pela Universidade Estadual de Londrina, Brasil. Especialização em Gestão Universitária pela Universidade de Cuba. Doutorado em Ciência do Esporte pela Universidade do Porto, Portugal 2006. Diretora de Avaliação e Desenvolvimento da Unopar. Vice- Chanceler da Unopar. Diretora Regional do EAD da Unopar.
Evando José Neiva Presidente 28/09/2017 28/09/2019 6
Evando José Neiva, formado em Engenharia Elétrica, pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, formado com mérito reconhecido por medalha de prata da instituição. É Mestre em Educational Leadership e School Supervision, pela Universidade de San Francisco, no Estado da Califórnia/EUA. Já atuou como professor de física da UFMG e foi presidente do Conselho de Educação da Federação das Indústrias de Minas Gerais – FIEMG. Ingressou na Companhia em 1966 como um dos sócios-fundadores do Pitágoras, e foi Diretor Presidente do grupo de 1994 a 1999. Atualmente, é presidente da Fundação Pitágoras, do Conselho Empresarial de Educação da Associação Comercial de Minas Gerais – ACMinas e do Movimento Conspiração Mineira pela Educação.
Gabriel Mário Rodrigues Vice-Presidente 28/09/2017 28/09/2019 2
Gabriel Mário Rodrigues é Vice-Presidente do Conselho de Administração da Companhia, tendo atuado anteriormente também como Presidente do Conselho de Administração e Presidente do Conselho de Administração da Anhanguera. Graduou-se em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura Mackenzie (1955) e especializou-se em Comunicação Empresarial (1960). Foi responsável pela Fiscalização de Obras e Serviços Públicos do Estado de São Paulo – DOP (1968-1971) e pela Assessoria de Comunicação da Superintendência do Departamento de Obras e Serviços Públicos do Estado de São Paulo – DOP (1968-1971). Criador e Organizador do primeiro Curso Superior de Turismo do Brasil em 1971 pela Faculdade de Turismo do Morumbi, mantida pela OBTC – Organização Bandeirante de Tecnologia e Cultura, da qual foi Presidente entre os anos de 1969 e 1978. Atuou como Diretor da Faculdade Anhembi Morumbi (1971 – 1997) e Reitor da Universidade Anhembi Morumbi, mantidas pelo ISCP Sociedade Educacional, do qual foi Presidente entre os anos de 1979 a 2013. Exerceu quatro mandatos a frente da presidência da ABMES – Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior entre os anos de 2004 e 2016. Atualmente, o Sr. Rodrigues é Presidente do Conselho de Administração da ABMES – Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior para os mandatos 2016/2019. É membro Nato do Conselho da Presidência do SEMESP – Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo (2011 – 2014), tendo sido Presidente entre 1993 e 2004 e 2º Vice-Presidente entre 2008 e 2011. Foi presidente do Projeto Ancora pelos Direitos da Criança, Adolescente e Idoso (2009-2012), Membro do Conselho da Associação Viva o Centro (2005 – 2013), Membro Titular do Conselho Curador e Membro Titular das Entidades Representativas da FUNADESP – Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular (2005 a 2009), Presidente do Conselho Mantenedor e Sócio da Rede Brasileira de Educação a Distância – Universidade Virtual Brasileira e Membro do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional – CONSEA/SP. Atualmente, o Sr. Rodrigues atua como Diretor Presidente do Grupo GAMARO S.A., Membro Fundador e Secretário-Executivo até 2016 do Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular (desde 2008); Membro do Conselho Deliberativo da ANUP – Associação Nacional das Universidades Particulares (desde 2007); Membro do Conselho Consultivo da FUGESP – Fundação Médico-Cultural de Gastroenterologia e Nutrição de São Paulo.
Júlio Fernando Cabizuca Conselheiro 28/09/2017 28/09/2019 6
Júlio Fernando Cabizuca, membro Conselho de Administração. O Sr. Júlio Fernando Cabizuca é formado em Engenharia Mecânica e Elétrica, na Escola de Engenharia, pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Ingressou na Companhia em 1966, como um dos sócios-fundadores do Pitágoras. Foi professor de matemática e diretor de algumas das unidades da Kroton em Belo Horizonte, além de diretor do colégio Pitágoras localizado no Iraque. Foi também Superintendente de Operações, Vice-Presidente e Presidente da Companhia.
Luiz Antonio de Moraes Carvalho Conselheiro Independente 28/09/2017 28/09/2019 5
Luiz Antonio de Moraes Carvalho, membro independente do Conselho de Administração. O Sr. Luiz Antonio de Moraes Carvalho é formado em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da USP em 1969. Possui sólida experiência profissional de mais de 45 anos dos quais 30 no Grupo Cofra, atuando na Administração Geral de Operações de Varejo, de Crédito ao Consumidor e Real Estate. Tem excelentes conhecimentos de Planejamento, Finanças, Tecnologia, Recursos Humanos, Comportamento do Consumidor e Marketing. Nos últimos 5 anos como Executivo exerceu a posição de Executive Chairman da Divisão Latino-americana do Grupo Cofra, onde ele foi responsável por suas operações no Brasil, Argentina e México. Sua carreira no Grupo se iniciou em 1978 como Controller, assumindo uma posição de membro do Executive Board dois anos mais tarde. A partir de 01 de setembro de 2006, Luiz Antonio passou a desempenhar funções não-executivas, como Membro de Conselhos e Comitês, atuando em distintos órgãos de governança corporativa na América Latina, Europa e China.
Nicolau Ferreira Chacur Conselheiro Independente 28/09/2017 28/09/2019 3
Nicolau Ferreira Chacur, membro independente do Conselho de Administração, é formado em Direito pela Universidade de São Paulo em 1986 e em Relações Internacionais pelo Instituto de Estudos Políticos de Paris em 1989. Entre 2004 a 2009 atuou como Diretor Executivo Corporate do Unibanco e, de 2009 a 2011, exerceu o cargo de Diretor Executivo Corporate do Banco Itaú BBA S.A. Participa de Conselhos de Administração desde 2011.
Walfrido Silvino dos Mares Guia Neto Conselheiro 28/09/2017 28/09/2019 5
Walfrido Silvino dos Mares Guia Neto, Membro do Conselho de Administração. O Sr. Walfrido Silvino dos Mares Guia Neto é formado em Engenharia Química pela Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais em 1966, formado também em Administração de Empresas pela Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis de Belo Horizonte – FUMEC, em 1973. Ingressou na Companhia em 1966, como um dos sócios-fundadores do Pitágoras. Ocupou diversos cargos públicos, tais como secretário de educação de MG de 1991 à 1995 e presidente do Consed – Conselho dos Secretários de Educação, sendo os últimos durante o governo do Presidente Luíz Inácio Lula da Silva, como Ministro de Estado do Turismo (2003-2007) e Ministro – Chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República (2007).

A Companhia possui 4 comitês consultivos, os quais têm a função de propiciar ao Conselho de Administração da Companhia os elementos e subsídios necessários ao processo decisório e de apoiar a Diretoria da Companhia nas políticas aprovadas pelo seu Conselho de Administração.Cada comitê é composto por 3 ou 4 membros eleitos pelo Conselho de Administração. Membros da administração da Companhia podem ser convidados a participar das reuniões dos Comitês, porém sem direito de voto. Os comitês se reúnem ao menos 1 vez por mês e as deliberações são tomadas sempre por maioria simples de seus membros integrantes.

Cabe aos comitês aprovar previamente as matérias de sua competência que devem ser submetidas ao Conselho de Administração da Companhia. As atribuições e reuniões de cada comitê são gerenciadas por um de seus membros, o qual será denominado “coordenador”. Os coordenadores serão responsáveis, entre outras atribuições, por (a) organizar a pauta das reuniões dos Comitês, (b) lavrar as atas com as recomendações dos membros dos Comitês, (c) informar periodicamente o Conselho de Administração da Companhia sobre o andamento dos trabalhos dos Comitês.

As atas das reuniões dos Comitês são lavradas em livros a serem abertos e mantidos pela Companhia em nossa sede para esse fim.

Para conhecer as atribuições de cada comitê, acesse nosso Estatuto Social.

Comitê Membros
Acadêmico e Institucional
  • Júlio Fernando Cabizuca – Coordenador
  • Altamiro Belo Galindo
  • Gabriel Mário Rodrigues
Auditoria
  • Luiz Antônio Carvalho – Coordenador
  • Nicolau Ferreira Chacur
  • Francisco Henrique Passos Fernandes
Financeiro e de Recursos Humanos
  • Walfrido Silvino dos Mares Guia Neto – Coordenador
  • Nicolau Ferreira Chacur
  • Luiz Antônio Carvalho
Responsabilidade Social
  • Gabriel Mário Rodrigues – Coordenador
  • Evando José Neiva
  • Altamiro Belo Galindo

Os Diretores Estatutários da Kroton são os seus representantes legais, responsáveis, principalmente, pela administração cotidiana da Companhia e pela implementação das políticas e diretrizes gerais estabelecidas pelo Conselho de Administração. De acordo com a Lei das Sociedades por Ações, cada membro da Diretoria da Companhia deve ser residente no País, podendo ser acionista ou não. Além disso, até, no máximo, um terço dos membros do Conselho de Administração poderão ocupar cargo na Diretoria.Os Diretores Estatutários são eleitos pelo Conselho de Administração da Kroton com mandato de um ano, permitida a reeleição e podendo, a qualquer tempo, ser destituídos por tal órgão. O Estatuto Social da Companhia estabelece que sua diretoria seja composta por, no mínimo, 4 e no máximo 12 membros eleitos e destituíveis a qualquer tempo pelo Conselho de Administração e autorizada a cumulação de até 2 cargos por Diretor.

Diretores Cargo Término do mandato
Carlos Alberto B. Lazar* Diretor de Relações com Investidores 31/12/2018
Atua na Kroton desde 2010. Diretor de Relações com Investidores. Formado em Economia pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), com MBA em Economia de Empresas, pela Universidade de São Paulo (FIPE/USP), incluindo uma extensão na Universidade de Grenoble, na França. Possui também pós-graduação em Relações com Investidores (RI) pela FIPECAFI/USP e mais de 15 anos de experiência neste ramo, tendo atuado anteriormente em consultorias especializadas de RI e nas áreas de RI de empresas como Vivo, Energias do Brasil e Banco Daycoval. Premiações: IR Magazine – Melhor Profissional de RI (2012, 2013, 2014, 2015 e 2017) e Institutional Investor – Best IR (2012, 2013, 2014, 2015, 2016 e 2017).
Carlos Henrique Safini dos Reis Vice-Presidente de Tecnologia e Transformação Digital
Carlos Henrique Safini dos Reis, Vice-Presidente de Tecnologia e Transformação Digital: Carlos Safini é graduado em Engenharia Elétrica com ênfase em Telecomunicações pela Universidade Federal Fluminense, tendo também realizado um MBA em Gestão de TI pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atuou como executivo de tecnologia, gestão de riscos e supply chain em empresas do Grupo Globo, B3, Grupo Essilor (Brasil e EUA) e IBM. Carlos Safini liderou grandes projetos de reorganização das áreas de tecnologia e transformação tecnológica nestas empresas, sendo o mais recente na TV Globo.
Fabio Sampaio de Lacerda Vice-Presidente Administrativo
Fabio Sampaio de Lacerda é graduado em Administração, Pós Graduado em Psicologia Organizacional, com Especialização em Finanças Corporativas. É Coach nível Sênior pelo Integrated Coaching Institute.
Anteriormente exerceu posições executivas em Recursos Humanos na DHL Supply Chain e Nazca Cosméticos. Em 2015 foi escolhido como melhor executivo de Recursos Humanos do segmento de Educação pela Revista Você RH.
Gislaine Moreno Diretora de Desenvolvimento Institucional
Pedagoga, Especialista em Educação, Mestre em Engenharia de Produção -Mídia e Conhecimento, pela UFSC, a executiva atua na Kroton há mais de 10 anos, como Diretora de Desenvolvimento Institucional. Com experiência de mais de 27 anos atuando em educação, lidera, atualmente, na Companhia, os times de Regulação, Avaliação Institucional, Acessibilidade e Inclusão, Responsabilidade Social e Pós-Graduação Stricto Sensu.
Jamil Saud Marques Vice-Presidente de Finanças (CFO)
Jamil Saud Marques. Graduado em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, com MBA pelo INSEAD na França e em Singapura, tendo atuado em diversas funções na AES Brasil, McKinsey & Company (América Latina) e UBS (São Paulo, Zurique e Londres). Na Kroton desde 2015, liderou os processos de construção e gestão orçamentária que suportaram os contínuos ganhos de eficiência da Companhia, gerindo os projetos de aperfeiçoamento do PEP e a criação da primeira Joint Venture de financiamento estudantil no Brasil.
Julia Barroso Gonçalves Vice-Presidente de Produto, Gestão e Expansão
Julia Barroso Gonçalves. É Vice-Presidente de Produto, Gestão e Expansão da Kroton Educacional. Bacharel em Engenharia de Produção Mecânica (2001 a 2006) pela Universidade Federal de Minas Gerais e cursando MBA de Finanças pela Insper. Cinco anos de experiência em Educação e oito anos de experiência em Projetos, incluindo Integração de Empresas.
Leonardo Augusto Leão Lara* Diretor Jurídico 31/12/2018
Leonardo Augusto Leão Lara. Advogado formado pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG) em 1998, com especialização lato sensu em Direito Empresarial e Direito Processual Civil. Mestre em Direito Processual pela PUC/MG. Atuou como professor universitário por 5 anos e durante 2 anos foi coordenador do curso de Direito da Faculdade Pitágoras em Belo Horizonte. Trabalha na Kroton desde 1996 e atua como Diretor Jurídico desde a abertura de capital da Companhia, em 2007.
Mario Ghio Junior* Diretor Presidente de Educação Básica 31/12/2018
Diretor Presidente de Educação Básica da Kroton, foi CEO da Abril Educação, CEO do Anglo, Ática e Scipione, CEO da Avalia, Diretor de Suporte ao Ensino da Estácio, Diretor de Sistemas de Ensino do Grupo Santillana, Diretor Geral do Sistema UNO, Diretor Geral do Sistema COC, Diretor Geral do CPV Vestibulares e Professor de Química do Anglo Vestibulares. Conselheiro de várias empresas e ONGs. Formado em Engenharia Química pela Poli/ USP, Negócios Empresariais pela Anhembi-Morumbi e MBA Executivo pelo INSPER.
Paulo de Tarso Vice-Presidente de Pós Graduação e Educação Continuada
Paulo de Tarso. Atua na Kroton desde 2012. O executivo já passou por estratégicas áreas da companhia como diretor de Operações, diretor de Novos Negócios, diretor Executivo da Uniasselvi (marca vendida pela companhia), diretor de Graduação e Cursos Técnicos e, em abril de 2015, assumiu o cargo de vice-presidente de Negócios e Inovação do grupo. Paulo de Tarso possui MBA pela Wharton School of Busines, especialização em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e graduação em Engenharia da Computação pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Anteriormente, trabalhou por 8 anos na área de serviços financeiros do Banco Itau e tem passagens pelo Citibank (Nova York) e empresa portfólio da Advent International (Brasil).
Roberto Valério Neto* Diretor Presidente de Ensino Superior 31/12/2018
Roberto Valério é Diretor Presidente de Ensino Superior da Kroton Educacional. Roberto juntou-se a Kroton após a fusão com a Anhanguera em julho de 2014. Trabalhou por 3 anos na Anhanguera Educacional, onde ocupou as posições de Presidente e Vice-Presidente de Operações e Marketing. Formado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, pós-graduado pela mesma instituição em Administração de Empresas com ênfase em Estratégia, Finanças e Empreendedorismo e com especialização em Marketing e Serviços a Clientes pela Columbia University. Anteriormente, trabalhou por 11 anos no DIRECTV Group, com as marcas SKY e DIRECTV. Durante este período, Roberto atuou principalmente nas áreas de Marketing, Operações e Planejamento e morou em 4 países onde o grupo tinha operações: Brasil, Peru, Porto Rico e Estados Unidos. A sua última posição foi como Diretor de Marketing e de Novas Mídias para a América Latina, baseado em Nova York.
Rodrigo Calvo Galindo* Diretor Presidente 31/12/2018
Graduado em Direito, Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC. Atua na gestão de instituições de educação há mais de 28 anos. Foi Pró-reitor Administrativo da Universidade de Cuiabá e responsável pelo credenciamento e implantação de instituições de ensino superior na Bahia, Mato Grosso, Amapá, Acre e Rondônia. Foi CEO (Chief Executive Officer) do Grupo Educacional IUNI, com mais de 50 mil alunos no ensino superior e atuação em 6 Estados brasileiros. Foi Diretor de Operações e Diretor de Ensino Superior da Kroton. Atualmente, é CEO (Chief Executive Officer) do Grupo Kroton Educacional, uma das maiores instituições de educação do mundo (em valor de mercado), com mais de 1 milhão de alunos e 26 mil colaboradores, ofertando ensino com elevado patamar de qualidade (conceitos de qualidade no ENADE no mesmo patamar das instituições públicas). Publicações: Dissertação “Políticas Públicas de Avaliação: análise crítica do modelo e perspectiva das associações representativas” e co-autoria do livro “Políticas Públicas de Avaliação”. Premiações: IR Magazine – Melhor desempenho em relações com investidores por um CEO (2012, 2013, 2014, 2015 e 2017), Institutional Investor – Melhor CEO (2012, 2013, 2014, 2015, 2016 e 2017), Isto é Dinheiro – Empreendedor do Ano (2016), Valor Econômico – Empresa de Valor (2014), Executivo de Valor no setor de Educação (2014, 2015, 2016 e 2017), Bravo Business Awards – CEO Dinâmico do Ano (2015).

*Diretores Estatutários

De acordo com a Lei das Sociedades por Ações, o conselho fiscal é um órgão societário independente da administração e dos auditores externos. O conselho fiscal pode funcionar tanto de forma permanente quanto de forma não permanente, caso em que atuará durante um exercício social específico quando instalado a pedido dos acionistas que representem, no mínimo, 2% das ações com direito a voto e cada período de seu funcionamento terminará na primeira assembléia geral ordinária após a sua instalação.As principais responsabilidades do conselho fiscal consistem em fiscalizar as atividades da administração, rever as demonstrações financeiras da companhia e reportar suas conclusões aos acionistas. A Lei das Sociedades por Ações exige que os membros do conselho fiscal recebam remuneração de, no mínimo, 10% do valor médio pago anualmente aos diretores da companhia. A Lei das Sociedades por Ações também exige que o Conselho Fiscal seja composto por, no mínimo, três e, no máximo, cinco membros e seus respectivos suplentes.

O Estatuto Social da Kroton prevê um Conselho Fiscal de caráter não permanente, eleito unicamente a pedido dos acionistas da Companhia em assembléia geral. A pedido de acionista representando mais de 2,0% (dois por cento) do Capital Social, instalou-se o Conselho Fiscal da Companhia, com prazo de gestão até a Assembléia Geral Ordinária a se realizar no exercício social de 2018, sendo eleitos os seguintes integrantes:

Membros do Conselho Fiscal Cargo Data de Eleição Término do mandato
Antônio Lúcio dos Santos Conselheiro 26/04/2018 AGO de 2019
Antônio Lúcio dos Santos, formado em Contabilidade pela Faculdade de Ciências Contábeis pela Universidade Católica de Minas Gerais em 1969, é formado também em Administração e Economia pela mesma instituição 1970 e 1971 respectivamente. Desde 1982 é sócio de Auditoria da empresa Audservice Auditores Associados S.S; desde 2010 é sócio e diretor financeiro da empresa ADF Analistas Associados; Membro da Câmara Arbitral da Bolsa de Mercadorias do Brasil. Nenhuma das sociedades acima faz parte do grupo econômico da Kroton S.A.
Lucila de Oliveira Carvalho Conselheiro 26/04/2018 AGO de 2019
Lucila de Oliveira Carvalho, membro do Conselho Fiscal. Formada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG em 1985; Mestre em Direito Comercial pela mesma instituição em 2002; Mestrado (LL.M) em International Commercial Law pela Universidade da Califórnia, Estados Unidos da América, em 2009; membro da Comissão de Arbitragem da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB, Seção de Minas Gerais; certificação como conselheira pelo IBGC em 2014; Atuação como advogada e como árbitra; Membro da lista de árbitros da CAMINAS, CAMARB, CMA-CREA/MG e CMA-CIESP/FIESP.
Ricardo Scalzo Conselheiro 26/04/2018 AGO de 2019
Ricardo Scalzo, membro do Conselho Fiscal. O Sr. Ricardo Scalzo licenciado em Física é formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1974. Ao longo de sua carreira de cerca de 8 anos realizou trabalhos de auditoria e prestou consultoria em empresas de ramos de atividade e portes diversificados. Atualmente é consultor independente e conselheiro fiscal certificado pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – IBGC em 2009. Atua como membro titular do conselho fiscal das seguintes empresas: Lojas Americanas S.A.; Magnesita refratários S.A; Tecnisa S.A; Aliansce Shopping Centers S.A (até 2016); Mariga Mineração S.A; Suzano Holding S.A.; IPFL Holding S.A; Aceco S.A; MLog S.A; All América Latina logística S.A (até 2015) e BHG Hoteis S.A (até 2015).
José Securato Junior Conselheiro 26/04/2018 AGO de 2019
José Securato Junior, formado em Administração pela Fundação Getúlio Vargas em 1998, com MBA em Gestão Financeira e Atuarial pela Universidade de São Paulo em 1999. Fundou a Saint Paul Advisor e a Saint Paul Capital Partner em 2013, boutiques dedicadas para a execução de transações de Fusões & Aquisições e investimentos de capital em pequenas empresas / start-ups, respectivamente. Desde 1998 dedicado a prestar serviços de banco de investimento (Investment Banking) com foco em execução e originação de transações de Fusões & Aquisições e Mercado de Capitais. Mais de 10 anos de experiência na área de Investment Banking do Deutsche Bank (em NY e em SP) onde foi Diretor responsável pela cobertura de clientes do setor Elétrico, Farmacêutico e Mineração no Brasil.
Marcelo Meth Conselheiro 26/04/2018 AGO de 2019
Marcelo Meth formou-se em Economia pela Universidade Cândido Mendes em 1983, em Contabilidade pela Universidade Santa Úrsula em 1991 e em Direito pela Universidade Paulista em 2004. Fez especialização em Administração com Ênfase em Controladoria – Faculdade de Economia São Luis (SP) e MBA na USP, especialização em IFRS, findo em 2016. Iniciou a carreira como trainee na Auditoria Interna da Bolsa de Valores do Rio de Janeiro, alcançando o cargo de controller nas holdings de algumas empresas, dentre as quais: Grupo Garantia, GP Investimentos, Ambev, Lojas Americanas, e São Carlos Empreendimentos Imobiliários, entre outros, e também foi sócio diretor da RB Capital. Atuou como sócio gerente da empresa Soldo Serviços de Contabilidade Ltda. entre 2001 e 2009, prestando consultoria nas áreas contábil, fiscal, financeira e administrativa para diversas empresas e tendo como principais clientes: São Carlos Empreendimentos Imobiliários, GP Investimentos e Holdings de investimentos nas Lojas Americanas e AmBev entre outras. Foi sócio diretor de empresas do Grupo RB Capital (empresa independente que desenvolve soluções inovadoras no mercado de capitais). Atuou como membro efetivo do Conselho Fiscal do Hopi Hari, Membro Titular do Conselho Fiscal da Centrais Elétricas do Maranhão – Cemar S.A. (empresa do ramo de geração e distribuição de energia) e Membro Suplente do Conselho Fiscal das Lojas Americanas S.A. (empresa do ramo de varejo). Atualmente é sócio da empresa 2M Consultoria Contábil e Tributária, empresas essas que não integram o grupo econômico da Companhia e não são controladas por acionista da Companhia que detenha participação, direta ou indireta, igual ou superior a 5% de uma mesma classe ou espécie de valor mobiliário da Companhia.
Rodrigo Peres de Lima Netto Suplente 26/04/2018 AGO de 2019
Rodrigo Peres de Lima Netto, membro suplente do Conselho Fiscal. Formado em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG em 1995; Especialização em Direito da Empresa, lato sensu, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, em 1998; MBA com concentração em Gestão de Negócios pelo IBMEC Educacional S/A, Belo Horizonte, em 2002; Mestrado (LL.M) com concentração em Direito Comercial pela Universidade de Chicago, Illinois, Estados Unidos da América, em 2005, Membro Suplente do Conselho Fiscal da Companhia de Saneamento de Minas Gerais – COPASA no período de Abril/2013 a Abril/2014.
Mauro Henrique Teixeira Suplente 26/04/2018 AGO de 2019
Mauro Henrique Teixeira, membro suplente do Conselho Fiscal. Formado em Ciências Contábeis, Administração de Empresas e Economia pela Faculdade de Ciências Econômicas da Pontífica Universidade Católica de Minas Gerais. Já atuou em empresas como Usiminas e Magnesita. Atualmente é sócio da AudService Auditores Associados S.C.
Marco Billi Suplente 26/04/2018 AGO de 2019
Marco Billi, formado em Relações Internacionais e Economia pela Faculdade de Campinas – FACAMP, Analista na Saint Paul Advisors & Saint Paul Capital Partners, membro do Conselho de Administração da Eurofarma Laborartórios S.A e Instituto Eurofarma.

Última atualização: 17 julho, 2018